segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Planejamento de estudo - conhecendo a banca

Seja estudando para concursos, seja para qualquer outra necessidade, para melhor  direcionamento do aprendizado, deve-se adequar o estudo ao seu objetivo. Se você é um concurseiro, óbvio que sua meta é passar e ser nomeado.
E, para termos êxito, temos que acertar muitas questões, às vezes até que gabaritar a prova.
E como fazemos isso de maneira inteligente e até rápida? Conhecendo a si, ao terreno e ao inimigo, como diria Sun Tzu. O "inimigo", que na verdade é o nosso meio para demonstrar nossa capacidade é a prova. E como conhecê-la? A forma mais adequada é fazendo as questões anteriores da organizadora do concurso referentes aos mesmos assuntos que estão em seu edital.
Por exemplo, falemos do concurso do CNMP. Qual o organizadora? FCC. Como fazer questões anteriores? Por exemplo, acessando o site do PCI concursos. Nele, baixam-se gratuitamente provas inteiras de concursos anteriores. O site
http://www.questoesdeconcursos.com.br/home/público oferece um amplo banco de questões de fácil pesquisa, com comentários das questões, além de outros recursos. Nesse, pode-se resolver gratuitamente até 10 questões por dia. Gosto muito dos 2, São ótimas ferramentas de estudo.
Recentemente, passei a usar o estudo de questões da maneira indicada pela coach e concurseira Cátia Pipoca e pelo pessoal da Tática dos Feras e do Esquemaria... Como? Faço as questões, depois busco no material de estudo a doutrina, a jurisprudência, e o(s) dispositivos legais que justificam a minha resposta. Assim, fica mais fácil mapear o que cai mais e aprofundar os estudos nessa parte. E também já vejo o que errei, e é mais fácil memorizar o correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário